Vitamina C: quantidades necessárias, benefícios e mais

A vitamina C é uma das mais conhecidas e mais nomeadas na sabedoria popular associada a uma longa lista de benefícios para a saúde. E esta são algumas das vitaminas essenciais de que precisa o seu corpo.

Mas… o que exatamente o quanto você precisa? Você conhece todos os seus benefícios? Você acha que se você tomar muita jamais se resfriarás? Você sabe como levá-la para aproveitá-la melhor? Tire suas dúvidas aqui.

Qual a quantidade de vitamina C precisamos?

É uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, se dissolvem na água, assim que se elimina pela urina (não se acumula no corpo), mas deve tomá-la diariamente, já que o corpo não armazena. Obtém-Se apenas de alimentos que o organismo não pode sintetizar por meio de outras substâncias.

80 mg é a quantidade diária recomendada, que deve ser ingerido de uma pessoa adulta. Ao não poder armazenar no organismo, necessita atender a esta quantidade todos os dias.

Os benefícios desta vitamina

A vitamina C também chamada de ácido ascórbico e seus benefícios para o organismo são diversos:

1. Estimula as defesas

Existem alguns estudos que afirmam que fortalece o sistema imunológico, aumentando a resistência às infecções. Em concreto, a vitamina C aumenta o volume de sangue de citocinas, radicais livres, compostos antivirais que contribuem para evitar falhas do sistema imunitário.

2. Fabricante de colágeno

Tem um grande efeito antioxidante que impede o envelhecimento prematuro de as células. Além disso é imprescindível para a formação de colagéno, que ajuda a manter a pele, os ossos e os dentes saudáveis e também favorece a cicatrização. Acha que o colágeno é a proteína que faz de sustentação dos tecidos e que, à medida que se perde, aparecem as rugas.

3. Efeito anti canceroso

Por seu poder antioxidante é que se poderia falar de propriedades anticancerígenas da vitamina C, já que tem efeito anti-envelhecimento das células.

4. Absorve melhor o ferro

A vitamina C oxida o ferro vegetal, com o que se assimila o dobro. Por isso, recomenda-se acompanhar de legumes (ricos em ferro) com saladas, pimentão, tomate ou sobremesas como frutas cítricas, melão ou frutas tropicais.