Quais os alimentos que são fonte de vitamina C?

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente solúvel em água, que se encontra em certos alimentos. No corpo, age como antioxidante, ajudando a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. Os radicais livres são compostos que se formam quando o corpo transforma os alimentos que ingerimos em energia. As pessoas também estão expostos a radicais livres presentes no ambiente por fumaça de cigarro, poluição do ar e a radiação solar ultravioleta.

Além disso, o corpo precisa de vitamina C para produzir colágeno, uma proteína necessária para a cicatrização das feridas. A vitamina C melhora a absorção do ferro presente nos alimentos de origem vegetal e contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico para proteger o corpo contra as doenças.

Quais os alimentos que são fonte de vitamina C?

Quais os alimentos que são fonte de vitamina C?

As frutas e hortaliças são as melhores fontes de vitamina C. Para ingerir as quantidades recomendadas de vitamina C, consuma alimentos variados como:

  • Frutas cítricas (por exemplo: laranjas e toranjas) e seus sucos, assim como pimentões vermelhos e verdes e o kiwi, ricos em vitamina C;
  • Outras frutas e legumes, como brócolis, morangos, melão, batatas cozidas e tomates, que também contêm vitamina C;
  • Alguns alimentos e bebidas fortificados com vitamina C. Leia o rótulo do produto para saber se um alimento contém vitamina C é adicionada.

O conteúdo de vitamina C de um alimento pode diminuir o cozido ou ser armazenada por tempo prolongado. É possível que, ao cozinhar os alimentos no vapor ou em fornos de micro-ondas a perda de vitamina C seja menor. Felizmente, muitas das melhores fontes de vitamina C, como as frutas e legumes, se comem cruas.

Quais são os tipos de suplementos dietéticos de vitamina C existem?

A maioria dos suplementos multivitamínicos contendo vitamina C. Além disso, esta vitamina se consegue sozinha, como suplemento dietético, ou combinada com outros nutrientes. Em geral, a vitamina C presente nos suplementos dietéticos se encontra na forma de ácido ascórbico, mas alguns suplementos contêm outras formas, como o ascorbato de sódio, ascorbato de cálcio, outros ascorbatos minerais e ácido ascórbico com bioflavonóides. Os estudos científicos demonstraram que nenhuma forma de vitamina C é mais eficaz do que outras.