O que faz uma agência de Inbound Marketing

agência de inbound marketing

Ao investir em estratégias de marketing digital, recomenda-se, normalmente, a contratação de uma agência de Inbound Marketing. Mas, você sabe exatamente o que essa empresa faz?

A seguir, explicamos o que é Inbound Marketing, o que a agência especializada nesse tema realiza e quais são os papéis do cliente e contratada. Confira e entenda esse assunto definitivamente.

 

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que trabalha com ferramentas que podem influenciar diretamente na decisão de compra de clientes e consumidores em potencial.

Nessa estratégia, considera-se a jornada de compra de cada cliente para formar um relacionamento de confiança com ele, capaz de gerar novas vendas para a empresa e maximizar seu lucro.

De modo geral, esse relacionamento é estabelecido por meio da criação de conteúdos relevantes para o público-alvo, sendo capaz de atrair leads (pessoa que tem interesse em um serviço ou produto) e convertê-los em oportunidades de venda.

 

O que a agência faz?

A agência de Inbound Marketing aplica diferentes ferramentas de marketing digital para atrair clientes e potenciais consumidores e criar oportunidades de negócio. Comumente, o trabalho da agência envolve as seguintes etapas:

 

Atrair

Consiste no uso de marketing de conteúdo para captar visitantes para um site. O conteúdo criado pode ser em formato de texto, vídeo, áudio ou imagem, mas sempre é otimizado com uso de palavras-chave específicas.

Além disso, também é possível trabalhar concomitantemente com patrocínios e e-mail marketing, para potencializar os resultados de atração do público-alvo / visitantes.

 

Converter

Etapa em que se oferece algo para o visitante do site em troca de informações pontuais, como dados de contato (e-mail, principalmente) ou o compartilhamento de um conteúdo nas redes sociais, para gerar maior alcance.

 

Relacionar

Agora que já se tem os dados do visitante, entra-se na fase de relacionamento, na qual sua empresa deve mostrar ser autoridade em seu segmento de atuação com conteúdos estratégicos, capazes de levá-lo a comprar seu produto ou serviço.

 

Vender

Trata-se da fase de conversão do lead em cliente, com a realização de uma venda. A abordagem, nesse caso, é feita no tempo certo para ter maior assertividade e garantir a realização do negócio. O timing perfeito é estabelecido de acordo com o consumo de informações / comportamento do lead.

 

Analisar

É a etapa da análise de resultados obtidos, bem como de identificação de pontos que podem ser melhorados, com foco na otimização do trabalho de Inbound Marketing e maximização do retorno.

 

Papéis do cliente e da agência

Cabe ao cliente o fornecimento de informações precisas e claras, seja sobre objetivos ou atuação da empresa, para possibilitar a elaboração de um plano de ação altamente eficaz.

Além disso, o cliente deve atuar junto à agência, somando esforços. Envolva-se em decisões estratégicas, defina indicadores de performance e se dedique mais aos processos, o que aumentará a chance de sucesso.

No que se refere ao trabalho da agência de Inbound Marketing, especificamente, a empresa assume o papel de especialista e, após entender as necessidades do cliente, apresenta soluções adequadas para supri-las e gerar os resultados esperados.