Como escolher se devo buscar um público mais abrangente ou mais segmentado

atrair clientes

Captar leads para convertê-los em clientes costuma gerar uma dúvida comum: é melhor buscar um público abrangente ou segmentado? A seguir, abordamos detalhadamente esse assunto para lhe auxiliar nessa escolha. Confira!

 

Saiba quais são seus objetos

Antes de definir se foca em um público abrangente ou num segmentado, é essencial saber exatamente quais são os objetivos que deseja atingir, se captar leads ou gerar vendas, entre outros.

Esse detalhe é importante porque ajudará a guiar toda sua estratégia de marketing digital, de modo a ter maior assertividade nas ações e efetivamente trazer os resultados esperados.

Mas, tenha um cuidado especial: estabeleça objetivos possíveis de serem conquistados e compatíveis com a realidade da empresa naquele momento. Dessa forma, reduz-se expressivamente a possibilidade de frustrações e de desperdício de dinheiro e esforços.

 

Público abrangente x segmentado

O público abrangente é um grupo de pessoas que se enquadra no perfil de consumidor de seu produto ou serviço, sem focar em características específicas de cada indivíduo, que são fatores que podem influenciar na compra.

Já o público segmentado é um grupo menor de pessoas que se interessam por seu produto / serviço, mas se sabe suas características específicas, como faixa etária, gênero, profissão, poder aquisitivo, classe social, onde mora, locais que frequenta, hábito de consumo, entre outros.

 

Como escolher entre buscar público abrangente ou segmentado?

Os dois tipos de público ajudam a alcançar diferentes objetivos. Se sua intenção for captar um número maior de prospects e leads para depois segmentar esse grupo, o público abrangente é uma alternativa interessante.

No entanto, tenha em mente que ações voltadas para um público abrangente podem ter preço mais elevado, exigindo um pouco mais do orçamento da empresa para sua implementação. Além disso, há o risco de atingir pessoas que não necessariamente têm interesse em seu produto ou serviço.

Se seu objetivo for conhecer e entender melhor as necessidades de consumidores para saber como se comunicar com maior exatidão, atender os desejos do público e potencializar a aceitação da marca, seus produtos e serviços, com reflexo na maior taxa de conversão em vendas, o ideal é buscar um público segmentado.

A razão disso é simples: a segmentação possibilita personalizar ações e campanhas, como as de implementação e administração de links patrocinados, atingindo maior assertividade e resultados expressivos com mais rapidez.

Há, ainda, outro diferencial: campanhas que utilizam um público segmentado têm um custo menor, porque se trata de ações com foco de atuação bem definido e menos ônus. Por isso, são alternativas mais em conta para a empresa, sem deixar a efetividade de lado, apresentando excelente custo-benefício.

 

Vantagens do público abrangente e segmentado

Está em dúvida sobre escolher entre público abrangente ou segmentado? Saber quais são as vantagens de cada um ajuda a elegê-lo. O público abrangente chama a atenção por possibilitar captar um número elevado de prospects e leads. Já o segmentado garante:

  • Ações de marketing digital mais eficientes, uma vez que são focadas em determinados perfis de pessoas, possibilitando um melhor direcionamento, o que acaba por gerar bons resultados;
  • Aumento de vendas, porque as campanhas são voltadas a pessoas que têm interesse em seus produtos ou serviços, simplificando processos comerciais e custo da operação;
  • Melhor aproveitamento de recursos, já que se dirige esforços e dinheiro para ações mais eficientes, com maior chance de trazer o objetivo previamente estabelecido;
  • Ganho de mercado, com ações eficientes e direcionadas ao seu público, viabilizando o crescimento da empresa.

 

Público-alvo x persona

Quando se trabalha com conceitos como público abrangente e segmentado, dois termos são comuns: público-alvo e persona. Mas, o que significa cada um? Abaixo, indicamos o que são:

 

Público-alvo

Trata-se de um perfil mais abrangente de pessoas que podem ter interesse em seu produto ou serviços. É essencial para a realização de campanhas e projetos de marketing digital, para garantir que se fale com as pessoas certas, para aumentar a chance de sucesso.

Existem diferentes formas de definir qual é o público-alvo de uma empresa, mas normalmente envolve o levantamento de informações com a equipe de relacionamento e vendas, procurando saber exatamente quais são suas principais características.

 

Persona

Persona é a representação do cliente ideal, aquele que a empresa quer alcançar em uma campanha Google Ads, por exemplo. Também se pode considerar que é uma personificação desse perfil.

Logo, uma persona sempre será mais específica / segmentada, fazendo uma leitura quase literal do cliente ideal. Trata-se de uma figura importante porque permite que a empresa aprofunde seu conhecimento sobre clientes e identifique o valor de seus produtos, podendo trabalhá-los melhor em ações de marketing digital.

Ainda em dúvida sobre escolher focar no público abrangente ou segmentado? Faz toda a diferença contratar uma empresa links patrocinados para lhe auxiliar, principalmente em campanhas de Ads, para alcançar seus objetivos e superar expectativas em estratégias de marketing digital! Aproveite e invista nessa solução!