Quem deseja começar a empreender costuma enfrentar dúvidas e dificuldades, sem saber ao certo como agir. Em situações assim, há uma grande possibilidade de prejuízo.
Mas, existem dicas para empreendedores iniciantes que ajudam a reduzir o risco de perda de dinheiro e aumentam a possibilidade de ter sucesso nas ações.
Aqui, indicamos quais são essas dicas! Acompanhe e aproveite para adotá-las em sua empresa!
6 dicas importantes para empreendedores iniciantes
Adotar medidas específicas facilita o trabalho do empreendedor, além de aumentar a chance de sucesso do negócio. A seguir, listamos 6 dicas e medidas importantes. Confira quais são:
-
Tenha um plano de negócios
O plano de negócios é um documento que descreve objetivos da empresa e o que será feito para atingi-los. Ele funciona como um guia, possibilitando que o empreendedor saiba exatamente o que fazer para alcançar resultados.
Além de orientar o empreendedor, o plano de negócios também é um aliado na obtenção de linhas de crédito, como empréstimos e financiamentos, aumentando a chance de conquistá-los porque dá mais segurança à empresa credora.
Por isso, não abra mão de ter um plano de negócios, que servirá de suporte para o empreendedor, além de lhe dar uma visão mais ampla sobre a área em que atua.
Caso tenha dificuldade em elaborar um, dá para contratar uma consultoria especializada ou ter suporte do Sebrae, criando um plano de negócios adequado.
-
Separe finanças pessoais das empresariais
Um erro muito comum de empreendedores iniciantes é não separar finanças pessoais das finanças empresariais. Em situações assim, há um grande risco de endividamento e de comprometimento da saúde financeira da empresa.
É muito importante que o empreendedor saiba exatamente tudo o que entra e sai do caixa da empresa, tendo um controle maior sobre as finanças, de modo a saber como o dinheiro é utilizado.
Então, crie um “salário de dono”, ou seja, um valor mensal que será separado para o empreendedor como uma remuneração mensal. Dessa forma, evita-se de usar o dinheiro da empresa para gastos pessoais.
Caso esse salário não seja suficiente, faça um novo cálculo de quanto seria ideal, considerando os gastos do empreendedor e da empresa, sem deixá-la no vermelho.
-
Busque conhecimento
Outro erro comum de empreendedores iniciantes é pensar que basta abrir a empresa e gerenciá-la sem conhecimento específico. Ao adotar essa postura, a possibilidade de prejuízo é alta.
Para evitar esse problema, o empreendedor de buscar conhecimento continuamente, seja sobre gestão, área de atuação da empresa, produtos e serviços oferecidos, entre outros.
Essa busca de conhecimento possibilitará que o empreendedor faça uma gestão mais adequada, com técnicas modernas e consiga identificar oportunidades de melhoria e de negócios facilmente.
Além disso, o empreendedor se capacitará e poderá ter uma gestão com menor chance de erro e maior produtividade, contribuindo para o sucesso da empresa.
Há diferentes formas de buscar esse conhecimento, seja por meio de cursos, leitura de livros, assistir a documentários, contratar consultorias especializadas, realizar networking, entre outras.
-
Saiba estruturar, treinar e motivar a equipe
Todo empreendedor deve saber estruturar, treinar e motivar sua equipe, para ter sucesso na gestão do negócio. O problema é que nem sempre se tem conhecimento específico nessas atividades.
De maneira resumida, a equipe da empresa precisa de colaboradores capacitados para realizar as atividades do dia a dia, ou seja, todos devem ter as habilidades essenciais para os cargos que ocuparão.
A empresa deve oferecer treinamento para os colaboradores, para garantir o uso de ferramentas e um padrão na realização de atividades, bem como que conheçam bem o negócio, seus produtos e/ou serviços.
O empreendedor também deve saber motivar sua equipe, o que é feito de diferentes formas, como uma remuneração atrativa, investimento na capacitação profissional, garantia de um bom ambiente de trabalho e estímulo constante para um desempenho melhor.
Dessa maneira, todos os colaboradores trabalharão para garantir o crescimento e sucesso da empresa, realizando atividades com maior qualidade e retrabalho reduzido.
-
Divulgue a empresa
A divulgação é essencial para atrair clientes para a empresa, viabilizando seu crescimento. Por isso, separe uma parte do orçamento para estratégias de comunicação e divulgação.
Também invista no marketing da empresa, com realização de ações para captar potenciais clientes, podendo trabalhá-los melhor até fechar uma venda ou contratação de serviço.
Caso o orçamento esteja apertado para investir em marketing, considere realizar ações digitais, que têm preços mais acessíveis e entregam bons resultados, principalmente em médio e longo prazos.
-
Invista em uma franquia
A franquia é uma alternativa para quem quer empreender, mas não tem conhecimento algum nesse tipo de atividade. Ao abrir uma, o empreendedor passa a seguir um modelo de negócio exitoso, o que lhe garante maior chance de sucesso.
Uma das alternativas é empreender em self storage, que é um segmento em pleno crescimento no Brasil. Quer saber como começar uma franquia de self storage? Então, contate a Guarde Mais, que é referência na área!