5 dicas de marketing digital para alavancar seu e-commerce

A imagem mostra uma representação do marketing digital.

Ter uma loja online se tornou mais atrativo e lucrativo nos últimos anos. Devido a pandemia, muitas pessoas precisaram visitar e-commerce para adquirir produtos e isso fez com que muitos empresários aproveitasse a oportunidade do mercado.

Diante deste fato, muitas empresas começaram apostar em novas áreas para conquistar clientes e alavancar as vendas. E principal foi o marketing digital.

O marketing digital é um conjunto de estratégias criadas e estudadas por profissionais para atrair leads e transformá-los em clientes. A função do marketing digital para o e-commerce é destacá-lo dos concorrentes, assim como acontece no “mundo real”.

Lembre-se que para vender na internet, sua empresa precisa se destacar e ganhar visibilidade. E é exatamente isso que o marketing digital faz: ele é um grande aliado para gerar leads, aumentar a percepção da sua marca e transformar em vendas.

 

Quais as vantagens de usar marketing digital no e-commerce?

A imagem mostra uma representação do marketing digital.

O crescimento deste setor é notável nos últimos anos. Como falamos, a pandemia deu um start para que ele fosse impulsionado e considerado na hora de fazer as compras.

O comércio digital saltou 40% e no Brasil existem quase 1,59 milhão de lojas online de diversos segmentos, mas vale lembrar que esse crescimento acelerado fez com que a concorrência também aumentasse e, uma das soluções encontradas para ser diferente é estar na internet. Sua empresa está?

Se você tem uma loja online, faça um teste: digite no Google o nome de um produto que você vende. Qual a chance da sua empresa aparecer em primeiro lugar?

Atualmente, estar no topo nas redes de pesquisa do Google não é vaidade, mas necessidade. Isso porque, se a sua loja não está acessível ao consumidor, as chances de ele continuar buscando no Google e chegar ao seu produto são quase zero.

Saiba que o e-commerce já foi muito ajudado pelo marketing digital na superação de um desafio e geração de vendas. Diversas empresas já podem ver resultados reais no final do mês, apenas por apostar nas estratégias digitais para vender mais.

E, se você quer conquistar os mesmos resultados ou ter números acima da média, a melhor alternativa é apresentar, de maneira assertiva, sua loja online para o mundo. Para ajudar você, separamos 5 dicas importantes que devem ser seguidas. Veja:

 

1. Seja ativo nas redes sociais

Depois de montar sua loja online, provavelmente uma das coisas que você fez foi você criar páginas nas redes sociais, como Facebook e Instagram, certo?

Mas, não adianta criar um perfil sem aproveitar todo o potencial que as redes sociais oferecem e sem criar estratégias eficientes e adequadas para aumentar suas vendas online. O primeiro passo para isso é fazer um planejamento, escolher uma linguagem e identidade visual. Uma boa ideia é investir em anúncios pagos para divulgar sua loja para mais pessoas.

Além disso, é preciso manter constância na publicação de posts para seus seguidores acompanharem sua página.

 

2. Otimize seu site para os mecanismos de busca

Muitas pessoas procuram produtos e lojas virtuais nos buscadores, como o Google, e os mecanismos apresentam as páginas mais adequadas ao que foi informado. Isso significa que em meio a uma concorrência grande, ganha destaque quem elabora seu site da melhor forma.

Por este motivo, é importante utilizar o Search Engine Optimization (SEO) para otimizar seu site. Essa tarefa deve ser feita constantemente, principalmente quando houver mudanças na quantidade de produto ou no posicionamento do seu site no Google.

 

3. Blog com conteúdo otimizado

Uma dica para aumentar as vendas do seu site é atrair seu público para um conteúdo otimizado, como um blog. Você pode vincular diretamente à página da sua loja e oferecer textos relevantes para fazer os leads se interessarem pelos seus produtos.

Saiba que o marketing de conteúdo é uma forma inteligente de atrair usuários da internet. Fazendo isso, com o tempo, seu site se tornará referência, ganhará credibilidade e alcance da sua marca.

 

4. Invista em tráfego pago

Para o negócio ter sucesso é essencial atrair mais consumidores para sua loja e fazer isso através do tráfego, ou anúncio, é o caminho mais fácil. No entanto, para alavancar as vendas online é necessário incluir o aumento de leads no topo do funil.

O tráfego pode ser feito nos buscadores de pesquisa, mas como mencionamos, o Google é uma ferramenta de pesquisa indispensável dos clientes, mas isso não significa que você precisa abandonar o Bing, por exemplo.

As divulgações através de anúncio podem ser realizadas pelo Facebook Ads também. Desta forma, contratar uma agência de marketing digital pode ser uma ótima escolha, pois ela proporcionará diversos benefícios, como maior retorno sobre o investimento.

 

5. Venda através do marketplace

Esse portal de e-commerce tem credibilidade, bom alcance e vende produtos de várias lojas menores. Essa pode ser uma alternativa para aumentar as vendas de lojas pequenas ou que estão começando.

Vale saber que no Marketplace, seu produto estará exposto em uma loja com múltiplos visitantes. No entanto, as empresas menores que adotarem essa estratégia poderão aumentar suas vendas significativamente.

Existem muitas outras estratégias para alavancar as vendas do seu e-commerce. Para saber mais, veja mais no site da MMD e descubra qual a melhor para sua loja online!